Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Skip Navigation Linksresponsabilidade

Ações em prática

O BH Airport tem no ESG um pilar estratégico e atua para fortalecer suas práticas ambientais, sociais e de governança. Em 2023, o aeroporto foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o aeroporto mais sustentável do Brasil, na categoria acima de 5 milhões de passageiros. O terminal internacional mineiro recebeu a pontuação mais elevada entre os participantes da Edição 2022 do Programa Aeroportos Sustentáveis.

Somos um aeroporto verde, reconhecido três anos consecutivos (2021/2022/2023) pelo Programa "Green Airport Recognition" do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI).

Redução de Consumo de Energia Elétrica


Consumo de Energia Elétrica Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Confins

O BH Airport certifica 100% da energia elétrica consumida e repassada a terceiros. Através da certificação CEMIG REC, desde 2021, toda a energia do terminal possui garantia de origem e rastreabilidade de fonte limpa e renovável de acordo com as normas do Programa Brasileiro do GHG Protocol. Confira nosso certificado clicando aqui.

O Terminal de Passageiros 2, desde a sua concepção, foi construído de acordo com as melhores técnicas de eficiência energética, com 100% das luminárias em led e sistema de monitoramento e acionamento remoto, além do aproveitamento da luz natural por meio do projeto arquitetônico.

No final de 2022, foi concluída a primeira fase das obras do Terminal de Passageiros 1 e ocorreu a instalação de modernos equipamentos de climatização e de iluminação em tecnologia led na sala de embarque doméstica, o que proporcionou ganhos em eficiência energética e sua transformação para uma edificação mais sustentável.

Redução do Consumo de Água


Consumo de Água Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Confins

O BH Airport tem o objetivo de alcançar a melhor eficiência possível na utilização de água potável e conta com um sistema inovador de reutilização de águas cinzas e reaproveitamento de águas pluviais, que equivalem a 10% do consumo total de água no terminal de passageiros.

As águas cinzas são provenientes do processo de limpeza dos saguões e dos estabelecimentos comerciais, e recebem tratamento físico-químico, sendo reaproveitadas no abastecimento das instalações de vasos sanitários e no sistema de irrigações da jardinagem.

Com os projetos de reaproveitamento de água cinzas e pluviais, o aeroporto espera reduzir o consumo de água potável em 10% do total a ser utilizado em 2023.

PARA REDUZIR A GERAÇÃO DE RESÍDUOS

Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa

Ruído Aeronáutico

QUALIDADE DO AR

PROTEÇÃO A BIODIVERSIDADE

Integração com a comunidade

O BH Airport busca disseminar valores, estabelecer parcerias e promover a integração com a comunidade para que o desenvolvimento regional seja ambientalmente sustentável.

Uma característica importante da localização do aeroporto é a proximidade à área que possui um dos sítios arqueológicos mais importantes do país e reconhecidos internacionalmente desde que, no século XIX, o naturalista dinamarquês Peter Lund descobriu fósseis de animais extintos e ossos dos primeiros habitantes da região de Lagoa Santa.

Ao valorizar iniciativas de caráter amplo, o BH Airport espera estimular a consciência ambiental, a preservação da biodiversidade e também do Patrimônio Cultural e Ambiental da região do entorno do aeroporto.

Conheça algumas dessas iniciativas